Consultora de Organização residencial e empresarial

22 de março de 2017
por Ana Afonso
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Organização de arquivos : trabalho realizado para pequenas empresas.

Este post é um pouco diferente dos que publiquei até 2016 e traz mais detalhes da execução  do meu trabalho de organizadora profissional.
Se você quer orientação para organizar seus papéis e documentos pessoais, se é empreendedor/a e os arquivos de sua empresa  precisam de atenção  ou ainda se você também atua no mercado de organização profissional, aqui seguem algumas dicas.

Em 2016 fui contratada nos últimos dias de dezembro para organizar o arquivo de uma profissional liberal e suas três empresas.

Como o fim de ano e as festas e recessos se aproximavam concordei em realizar parte do trabalho em meu home office. Após a cliente me entregar caixas de papelão com muita papelada comecei pela  seleção  seguida da   categorização e pelo descarte do que não fosse documento ou papel  com tempo de guarda expirado.(1)

Para organizar arquivos é preciso estar atenta: muitas vezes tentar organizar por caixa  pode exigir retrabalho porque neste caso havia documentos sobre o mesmo assunto espalhados em  todas as  caixas.

Método adotado:

Caixa 1 : separar por data/assunto (nome do cliente, da empresa, tipo de documento). Colocar sobre a mesa e usar uma folha com a anotação do tema sobre cada documento ou  pilha de documentos.
Caixa 2: separar por data/assunto (nome do cliente, da empresa, tipo de documento) Checar se no que foi retirado da caixa 1 e disposto sobre a mesa em pilhas separadas se encaixavam alguns dos documentos da caixa 2. Repetir a ordem de colocação sobre a mesa com uma folha com a anotação sobre cada novo tipo de documento.

Isso foi repetido até serem  esvaziadas todas as caixas e resultarem  sobre a mesa muitas pilhas de documentos pré identificados.

Durante a retirada das caixas e a triagem  todos os plásticos onde alguns documentos estavam guardados foram descartados por estarem empoeirados ou terem tamanhos diferentesm, sem uniformização. A opção foi manter cada documento separado em sacos plásticos de maior gramatura e não utilizar pastas com elásticos, grampos ou clips.

 Manusear papéis arquivados ou guardados por muito tempo exige que se use proteção para não respirar ácaros e pó.

Plásticos separados para encaminhar à reciclagem.

 

 

Descartados todos os papéis, foram criados indices para o conteúdo de cada caixa e identificados os documentos com etiquetas aplicadas em sacos plásticos novos e encorpados.

As caixas foram identificadas por uma etiqueta grande na lateral de acordo com as categorias base e o ano.

 

Caixas prontas para serem retiradas e guardadas no escritório da cliente

 

Como os documentos devem ser mantidos pelos próximos 5 a 20 anos não foram digitalizados porém a relação de conteúdo, um breve resumo de cada processo, documento, foi lançado numa planilha que a cliente pode consultar sempre que precisar.

Entrega da última etapa, caixas restantes.

Informações adicionais:
Tempo de guarda de documentos 

12 de março de 2017
por Ana Afonso
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Dicas domésticas : como tirar a cola residual dos adesivos

Recentemente comprei uns organizadores de gaveta em acrílico e as etiquetas ao serem removidas deixaram um resíduo pegajoso e grosso. Decidi testar uma dica : usar óleo de cozinha. Funcionou, foi só passar com um pano de limpeza e a cola saiu, sem danificar as peças.

Para outras dicas e truques, leia a matéria do portal Bbel para a qual fui entrevistada.

Bbel agosto2105

Clique na imagem para ler a matéria na íntegra

17 de fevereiro de 2017
por Ana Afonso
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Reutilizáveis – filtro para café

Eu uso o tradicional filtro de papel para coar o café em casa. O coador de pano jamais seria minha opção ainda que reutilizável pela sensação de” gosto de pano molhado” que fica perceptível no meu paladar.

Esta semana encontrei na rede de supermercados e mercados de bairro Dia uma versão do filtro em polipropileno (com fibras plásticas distribuídas aleatoriamente as quais  contem microfuros  que aceleram a degradação*).
A textura (tecnologia do Tecido Não Tecido) é macia e permite a filtragem correta, sem resíduos, uniforme. Sem o gosto do pano ou do papel.

Nas orientações da embalagem (*)  os primeiros passos são os tradicionais: ajustar o coador no porta filtro, colocar o pó, despejar a água bem quente lentamente.

Sobre a conservação: depois de filtrado, separe a borra do café e jogue no lixo orgânico(*). Se você assim como eu não tem coleta seletiva e mora em apartamento o descarte é o lixo comum. E passo final, lavar em água corrente e deixar secar para reutilizar. A recomendação é descartar após cinco (5) usos.

Achei bastante interessante porque sempre me preocupa a exploração vegetal e o processo de produção de papel para  chegar branquinho  na cozinha. E se antes descartava 1 filtro de papel por dia agora descarto 1 filtro de PP a cada quatro dias (meu prazo ideal).

#umlixoamenos

 

5 de fevereiro de 2017
por Ana Afonso
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Consultoria para Organizadores Profissionais – Ana Afonso

 

 

Consultoria para profissionais de organização e produtividade

Você fez cursos e vai começar a atuar no mercado de organização porém não definiu entre tantas opções qual o serviço que vai oferecer?

Você esta atuando no mercado de organização há pouco tempo e tem dificuldade em fornecer orçamento, fazer o cálculo do tempo necessário para a execução e precificar?

Você atua no mercado de organização há algum tempo e surgiu uma dificuldade ou peculiaridade em um atendimento e quer tirar a duvida ou pedir auxílio com a questão?

Com um atendimento dinâmico, presencial ou online ofereço ajuda e orientação nestas e em outras  questões  importantes para quem quer obter sucesso na atividade e fazer a diferença entre os profissionais de organização.

Consulte investimento e faça um agendamento.
Tel.: 11.991912517   –   Whatsapp para o contato inicial.
e-mail: contato@anaafonso.com.br

*Desde 2006 – Especialista em Organização e Produtividade

 

Fev/2016

18 de janeiro de 2017
por Ana Afonso
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Organizando a correspondência recebida

Você chega em casa e coloca a correspondência sobre a mesa na sala após  uma rápida passada de olhos e deixa para separar depois?

Você ou a empregada da casa recebe a correspondência e coloca numa gaveta do aparador na sala. Depois  você vai ver o que é importante e o que não é.

Estas duas opções são as menos indicadas para quem quer ter sob controle as contas a pagar, os avisos de vencimentos e outras cobranças.

 Crie um local fixo  e à vista para a entrada da sua correspondência, sejam recebidas diretamente por você ou por outra pessoa da casa.

Faça diariamente a triagem, descarte publicidade ou qualquer outra correspondência que não tenha interesse, abra os avisos de cobrança e faça o lançamento dos vencimentos (numa agenda, no notebook, no celular, na opção programadas do internet banking).

Como os bancos já não recebem ou autenticam no próprio aviso  de prestadores (luz, gas, água, telefone) mantenha numa pasta apenas o que realmente for documento fiscal e somente até o vencimento caso precise conferir algum dado.

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9 de janeiro de 2017
por Ana Afonso
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Mitos de limpeza – álcool desinfeta todos os ambientes.

O álcool  é usado  por muitas pessoas como um produto capaz de desinfetar do piso da casa toda até o vaso sanitário e tudo no banheiro. Na realidade nem todo álcool usado na limpeza é 100% efetivo.

O álcool que encontramos no supermercado com  concentração de 42º a 46º é menos eficaz do que aquele cuja concentração varia de 68º a 72º. Fique sempre atenta/o ao rótulo para ter certeza de que esta levando para casa um produto  para uma desinfecção efetiva.

 

4 de dezembro de 2016
por Ana Afonso
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Organize sua casa para o final de ano: contrate o Ana Afonso Organizer

 

Final de ano chegando e você está sem tempo de organizar a casa? Contrate nossos serviços.

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Organização residencial

  • Planejamento de atividades e rotina da casa
  • Listas para supermercado, feira, açougue, mercado.
  • Elaboração de cardápio residencial personalizado
  • Treinamento e orientação da funcionária da casa
  • Assessoria para compras
  • Assessoria na organização de jantares e festas

Organização pessoal

  • Documentos e papéis
  • Livros, fotos, coleções
  • Organização de mala de viagem
  • Agenda pessoal e de trabalho

Método de trabalho

  • Avaliação –  levantamento  e  identificação das necessidades
  • Apresentação do projeto
  • Execução e entrega

Peça seu orçamento.
contato: contato@anaafonsoorganizer.com.br
Telefone:  (11) 991912517


 

1 de dezembro de 2016
por Ana Afonso
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Organizando as Festas de Fim de Ano – Natal sem complicação

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Natal é sinônimo de alegria e confraternização e para uma celebração tão especial, planejamento e organização são indispensáveis. É preciso estar preparado para as compras pessoais, de presentes para família e pessoas especiais, a ceia ou o almoço natalino.

Comece as compras o quanto antes  já que deixar para as vésperas do Natal gera estresse por falta de produtos, por preços mais caros , dificuldade para estacionar o carro e transitar nos shoppings e centros de compras.

Lista de presentes:  fazer uma lista de quem presentear e definir o quanto gastar é fundamental. A troca de presentes no Natal deve ser  antes de tudo um gesto de carinho.  Ao preparar sua lista siga algumas dicas:

  • Estabeleça uma faixa média de gasto para família (adultos e crianças), amigos, pessoas de seu relacionamento profissional, pessoas que trabalham para você. O valor material é normalmente associado à importância que quem nos presenteia nos dá, mas um presente caro nem sempre é sinal de estima sincera. Um presente mais simples escolhido pensando na pessoa que irá recebê-lo acompanhado de uma mensagem escrita por você pode agradar mais que um presente caro.
  • Nas famílias numerosas, o ideal é combinar a forma de presentear: para adultos o amigo secreto e  para as crianças os  pais, avós, padrinhos, tios podem presentear individualmente, desde que mantenham o equilíbrio  (nada mais triste do que ver uma criança olhando o presente de outra com ar de frustração…).
  • Não gaste todas as suas reservas nem se endivide no cartão de crédito:as férias que estão logo ali no início de janeiro além  do IPVA, matrícula em escolas e faculdade,  impostos, etc, etc.
  • Se presentar a todos  vai estourar seu orçamento, proponha o amigo secreto em família, definindo como serão presenteadas as crianças e estipulando valor para os presentes dos adultos. Vale fazer uma “lista de desejos” para que todos sugiram o que gostariam de ganhar.
  • Saia do lugar comum, faça embalagens personalizadas, crie seus próprios presentes. Se não tem habilidade manual nem tempo, faça kits presente com livros, produtos de beleza, artigos para praia, utilidades para cozinha e bar, etc.

30 de novembro de 2016
por Ana Afonso
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Treinamento de empregadas domésticas – novos empregados da casa

Treinamento e orientação para novos empregados:

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Fonte: Senac
Foi-se o tempo em que o exercício da atividade de trabalhador doméstico não exigia capacitação. O fato de não ter uma qualificação profissional específica era justamente o que levava muitas pessoas a empregarem-se em residências para realizar os serviços domésticos, geralmente ensinados pelas próprias “patroas”, que, em sua maioria, não exerciam atividade profissional e dispunham de mais tempo para as “atividades do lar”.

Atualmente este mercado de trabalho está bem mais exigente. De um lado, os trabalhadores domésticos conquistaram direitos trabalhistas, o que configurou a atividade como profissão de fato e de direito. De outro, os empregadores, impulsionados por seus deveres legais e pelas contingências da vida moderna que limitaram significativamente a disponibilidade de tempo em casa, passaram a requerer dos contratados maior profissionalismo e capacitação.”

 

Se você acabou de contratar uma empregada doméstica vamos à sua residência treiná-la e implantar  a rotina de trabalho.

Conteúdo

  • Organização das tarefas:
    Elaboração e implantação da Planilha de Arrumação e limpeza da casa: Rotinas e tarefas diárias e programadas.
    Técnicas básicas de limpeza e uso adequado dos produtos de limpeza
    Equipamentos eletrônicos e domésticos – como usar e conservar.
    Arrumação e limpeza de ambientes e organização de armários
    Orientações básicas lavar e passar.
    Orientações básicas cozinha
  • Específico e personalizado: cozinheiras, arrumadeiras, lavadeiras e passadeiras, serviços gerais

 

Duração: 12  horas/3 dias

Investimento: R$ 1500,00

Mais informações e contato: tel. 11.991912517 e contato@anaafonso.com.br