Como orientar a empregada da casa

Para que a  manutenção e limpeza de sua casa seja executada de acordo com as preferências  e necessidades dos moradores, elaborar um  planejamento das tarefas  facilita e otimiza o trabalho da funcionária doméstica.

O planejamento, como um cronograma, deverá fornecer todas as orientações da rotina de limpeza, da lavagem de roupas,do preparo das refeições, da organização. Deve determinar  os dias da semana em que as tarefas são realizadas (lavar e passar roupa, limpar armários)  e qual é  a rotina diária.

Detalhar como  deve ser realizada cada tarefa em cada cômodo, quanto tempo deverá ser gasto com cada uma delas , quais os equipamentos  e que produtos usar facilita o entendimento entre a funcionária e a dona da casa.  Considere sempre que a funcionária tem capacidades e habilidades e o planejamento é um guia de cuidados da sua residência em particular  e não uma forma de ensiná-la a trabalhar.

Deixe claro ainda os horários de entrada , intervalo para refeição e descanso e de saída, os hábitos da casa,  rotina da família, horários das refeições e preferências com relação ao cuidado dos itens  pessoais.

No caso de ter   empregada mensalista e  diarista estabeleça  a função de cada funcionária de acordo com o número de  dias  que trabalham na residência.

 

 E-Book Como Orientar a Empregada da Casa: adquira o seu.
Informações: contato@anaafonsoorganizer.com.br

 

20 Responses to Como orientar a empregada da casa
  1. ingrid disse:
    minha empregada só trabalha duas vezes na semana,como devo orienta-la nas tarefas domésticas e tenho um bebe de 2 meses mas sou eu que cuido em tempo integral
  2. Yara disse:
    Olá. Trabalho fora e estou tendo difculdade na orientação do cardapio da casa, pois tenho 3 filhos e preciso assegurar a qualidade das refeições. Voce tem alguma indicação onde posso conseguir opções de cardapios caseiros. Muito interessante seu site. Parabens; Yara
    • Ana Afonso disse:
      Olá Yara,

      Você encontra opções de cardápios (trivial) no Cybercook.com.br. A revista Ana Maria(Abril S/A, nas bancas)traz um encarte Receitas que tem cardápio semanal, fácil e econômico.

  3. silvia r. garcia disse:
    Ola! Yara, faço congelados na residência da cliente, comecei porque justamente tinha o mesmo problema que você,então comecei fazer comida caseira congelada ou não.Se precisar entre em contato.
    112239-7735
  4. Joana D.V.C.Astolphi disse:
    Trabalho fora,estou com dificuldade de repassar a rotina da casa para empregada mensalista por falta de tempo e pela rotatividade delas.O que vc recomenda como guia prático,com a distribuição das tarefas diárias(contratei para cozinhar,arrumar e lavar),inclusive com produtos para usar em cada tarefa.Contratei passadeira a parte uma vez semana.Gostaria da ajuda,para evitar o desgaste que tenho com a empregada e com as queixas da família em relação ao desempenho delas.
  5. Jessica dos santos disse:
    Olaaaa Ana… adorei seu site…
    gostaria qe me ajudasse com um modelo de listinha de afazeres diario…
    sou recem-casada nao tenho muita esperiencia com funcionarias…
    a minha vem de segunda a sabado…
    ja tenteii faz uma listinha tipo…
    Seg. Fazer cafe, preparar mesa, Lavar roupa, Geral na cozinha e limpeza basica no geral da casa
    Terc. Fazer Cafe, Preparar mesa, Passar roupa, Geral nos Quartos e limpeza no geral da casa
    Quart.Fazer cafe, preparar mesa, Lavar roupa, geral nos banheiros e limpeza no geral da casa
    Quint. Fazer cafe preparar mesa, Passar roupa eee???
    Sext… Fazer cafe preparar a mesa Lavar roupa e????
    Sabado???

    em minhas listaas chega o meio da semana nao teem nada pra fazeer rs…
    e parece qe sei la, falta muita coisa em minha lista mais nao sei o qe…

    vc poderia me ajudar??

  6. Giovanna disse:
    Ana:

    Muito obrigada pela listinha de tarefas, muito legal!!.
    O seu site e maravilhoso, parabens!.

  7. Ana Paula disse:
    Boa noite, Ana

    Estou com uma empregada domestica nova, foi indicada pela empregada de uma amiga, gostaria de saber se vai ficar muito chato se eu comprar 2 conj de roupas para fazer como uniforme, tendo em vista que nao estou achando legal a vestimenta dela (muito danificadas) e nao é legal para nós e tambem para receber visitas…. nao acho legal colocar aqueles uniformes proprios de empregada domestica (ah, ela nao vai cozinhar)

    • Ana Afonso disse:
      Não vejo constrangimento em você oferecer a roupa de trabalho.(aliás previsto em lei). É uma opção para que a funcionária não tenha que gastar as roupas próprias e você tenha um padrão em sua casa.O ideal é que vocês duas conversem a respeito do que será confortável e fácil de manter. Uma camiseta, uma calça, um tênis ou sapatilha já representam um uniforme, não é?
  8. danila bastos disse:
    Olá, Ana. Como trabalho em casa tempo integral tenho uma grande dificuldade com as minhas funcionárias. Eu acabo dando muita liberdade a ela, afinal, é uma convivência grande, e em pouco tempo elas se sentem “amigas”, e não mais funcionárias. Com isso o trabalho começa a deixar a desejar e eu fico sem jeito de como falar, afinal, elas se melindram com facilidade. Como faço para manter uma relação de respeito e como devo agir na hora de chamar a atenção? Eu sempre digo pra mim mesma que não vou abrir muito liberdade ao contratar alguém, mas no dia a dia fica difícil de não acontecer. Obrigada!
    • Ana Afonso disse:
      Você já sabe qual é o ponto a ser trabalhado: apesar da convivência e intimidade a relação é profissional. Deixe claro para a sua funcionária que quando achar que algumas correções devem ser feitas vai comunicar a ela e que as “chamadas de atenção ” são em relação a maneira que quer ver realizado o trabalho e não devem ser levadas para o lado pessoal. Trate as funcionárias de sua casa como você gostaria de ser (ou é) tratada na empresa onde trabalha.
  9. Larissa Toledo disse:
    Ana, gostei muito do seu cronograma de atividades domésticas, porém no meu caso, ainda existe um agravante: minha ajudante não sabe ler/escrever. Estou tentando fazer um cronograma com imagens e desenhos…Tem mais alguma dica pra mim? obrigada
    • Ana Afonso disse:
      Achei ótima a sua ideia de fazer um manual ilustrado! Sugiro que você reforce verbalmente as orientações por alguns dias até que sua funcionária tenha segurança em seguir o roteiro.
  10. [...] mais – Como orientar a empregada da casa e em  Treinamento de empregada [...]
  11. MARISTELA disse:
    Olá, gostaria da ajuda de fazer um esquema para minha empregada, ela vem de segunda a sexta, nao lava nem cozinha, na maioria das vezes fica enrolando o tempo e eu estou perdida, nao sei como fazer uma ficha para a realizacao das tarefas. Poderiam me ajudar?
  12. Delma Gomes Ribeiro disse:
    Olá! Tenho uma funcionária de segunda a sexta, ela só faz o que se pede; e eu não gosto de mandar, nem esperar, acabo fazendo e ela fica olhando. Gostaria de uma lista das tarefas semanal mas não sei como distribuir as tarefas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>