Planejando o cardápio semanal

Planejar antecipadamente o cardápio da semana  definindo quais  serão as refeições diárias, além de um maior cuidado com  a alimentação permite organizar as compras semanais e evitar desperdícios .

Praticidade: montar um cardápio semanal é otimizar o tempo  que se passa cozinhando. Eliminam-se as dúvidas do que preparar e quais os ingredientes que devem estar disponíveis.

Compras programadas: definidos os pratos e refeições é possível elaborar uma lista de compras de acordo com os ingredientes. Procure incluir no cardápio ingredientes da estação: legumes e frutas.

Fazendo funcionar:

Montados 3 ou 4  cardápios semanais e a partir de uma lista de 20 pratos  você pode programar as  refeições por 3 semanas  variando pratos principais e acompanhamentos.

Sirva carnes, peixes e outros alimentos que sua família goste em diferentes apresentações.

Acrescente receitas novas, crie variações e terá um cardápio dinâmico e saudável.

Dica: prepare algumas receitas dobradas e congele metade. Você terá uma semana de “reserva” para quando o tempo não permitir elaborar uma refeição.

Leia mais em Planejando o Cardápio Semanal – 2

Visite:

Panelinha

Cybercook

Compartilhe
69 Responses to Planejando o cardápio semanal
  1. jacirene disse:
    sou principiante e nao consegui acessar as informações necessaria.
  2. roberto disse:
    estava procurando um cardápio que abrangesse desde o cafe da manha ate a ceia e que fosse diet, ou leve, para pessoas que gostariam de manter o peso ou perde-lo, mas minha procura esta sendo meio que desastrosa pois não encontro como eu queria de forma a ja estar com o cardapio pronto o que fazer cada dia da semana, poderia elaborar um para mim, incluindo a forma de preparo
    • Ana Afonso disse:
      Olá Roberto,

      Recomendo que você consulte o site da Cintia Maggi – ela tem uma linha culinária diet e light e ensina as receitas
      htttp://www.cinthyamaggi.com.br
      Abraços

  3. barbara disse:
    eu quero saber o que comer no almoso e na janta nos dias
    de semana
  4. Thaís de Oliveira Santos disse:
    Preciso de ajuda urgente para emaagrecer, mas queria alimentos que tenho em casa . preciso emagrecer rapido pois o verão ja chegou. ME AJUUUDE por favor
  5. robertaadrianabarbosa disse:
    priciso de ajuda urgente para montar um cadapil mesal porque eu trabalho em um casa que mes patroes tem gostos de ferentes no total sao quatro pessoas sendo dois adutoa e duas crianças ele gosta de carnes no geral ela e mas para dietar ou seja tenho deficudades para elabora este cadapil meu patral uma vez por semana almoça em casa junto com minha patroa
    ele gosta muito de peixe ela odeia
    • Ana Afonso disse:
      Olá Roberta,

      Geralmente sou contratada para montar um cardápio familiar com os pratos e alimentos que a família mais aprecia e só depois de uma entrevista monto uma lista de opções e sugestões como a que estou copiando para você.

      Montar o seu cardápio vai depender da sua região (quais produtos você tem à disposição), com que freqüência são feitas as compras, se a família não come frituras, etc. Considere sempre o cozinhar saúdavel (pouca gordura, variação entre carnes vermelhas e brancas, pouco açúcar, etc).

      Programe uma refeição com uma carne ou frango ou peixe, grãos, legumes, acompanhada de saladas. Ou faça um acompanhamento como torta, panqueca, bolinho para ser opção da carne/peixe para quem não aprecia muito.

      (…..)

  6. Aleteia Alca disse:
    Oi. eu preciso encontrar um cardápio pronto , onde eu possa imprimir e colar na geladeira, pois ando sem vontade de ir para a cozinha, então gostaria de ter essa opçao pronta, que seja um cardápio simples de se fazer, gostosa e que inclua legumes, me ajude a encotrar o amor pela cozinha.
    Obrigado.
    Feliz ano novo!
    um forte abraço.
  7. Amanda braga disse:
    Bom dia,

    Gostaria que voces me envia-se um cardapio semanal para o mes todos com varias opções diferente, ex: carnes,frango,peixe e etc.. oo cardapio pode ser para pessoas que nãoo querem engorda mas tbm não emagrecer mttt.

    Obrigada a todos pela atençãoo

    Att,
    Amanda Braga

    • Ana Afonso disse:
      Olá Amanda,

      Costumo fazer o planejamento do cardápio de acordo com as preferências alimentares, buscando preparações saudáveis, no entanto não elaboro dietas de emagrecimento.

      Segue e-mail com m ais detalhes.

      Abraços.

  8. Alessandra disse:
    Boa tarde,

    Em primeiro lugar parabéns pelo site, adoro as dicas postadas aqui!!!
    Eu também gostaria de receber um cardapio semanal para o mês todo com varias opções diferentes. Lá em casa somos um casal com um filho de 1 ano e meio. Como trabalho fora, tenho muita dificuldade na elaboração do cardápio e acabo me perdendo na cozinha.

    Abraços!!

  9. Silvana P.M. Otoboni disse:
    Boa tarde, tenho uma clinica para dependente quimico,e gostaria de uma sugestão, para renovar nosso cardapio semanal.
    Aguardo sua sugestão.

    um abraço
    Silvana

  10. Carla disse:
    Ola,

    Como estou com um bebe recem nascido, preciso de um cadapio simples..almoço e jantar.p/2 adultos e 1 adolescente..segunda a quinta…agradeço pela ajuda!

    Grata

  11. Suesley Sunniê disse:
    Essa materia está muito boa.
    Vou tentar fazer isso a partir de hoje… hehehe
    Vlw!
  12. Ana Afonso disse:
    Olá Suesley,
    No mês de março estou promovendo um sorteio no blog – a ganhadora receberá um cardápio para a semana.
    Participe http://anaafonsopersonalorganizer.wordpress.com/2010/03/01/sorteio-no-blog/.
  13. boa noite gostaria que vc montasse um cardapio pra mim por que trabalho em uma rotisseria ela serve mamitex no almoço e jantar de fins de semana tem comida por kg por favor me ajuda a montar muito obrigado
  14. Sinticky disse:
    Ola…
    Tudo bem? Gostaria da sua opiniao de como fazer um cardapio semanal ou ate mensal de comidas que sejam saborosas mas ajudem no emagrecimento tambem. Eu trabalho expediente de 12horas a noite, mas nao trabahho todos os dias da semana. Entao minha rotina as vezes fica muito pesada. Meu esposo gostaria de perder peso, mas é muito dificil com a nossa rotina muito corrida.

    O que voce me aconselha? As vezes quando nao ha muito tempo para cozinhar nós acabamos comendo fora, e nem sempre muito saudavel.

    Agradeço desde já a sua ajuda.=D

    • Ana Afonso disse:
      Olá, certamente planejar o cardápio semanal vai ajudar bastante para quem tem um expediente de trabalho como o seu. Sugiro que você faça a lista de compras de acordo com as refeições que planejar. Assim, nos dias em que não tiver de sair para trabalhar, você faz as compras e deixa algumas refeições meio preparadas, cozinha alguns alimentos, faz preparações que possa congelar. Elimina a necessidade de cozinhar refeições completas diariamente. Opte por pratos com poucas gorduras, procure eliminar frituras. Os legumes são muito versáteis no preparo e ajudam a melhorar nossos hábitos, e quando se corrige a má alimentação, notamos mais disposição e perda de peso. Acredito que o “segredo” não é vivermos em regime mas resistirmos às tentações.
      Abraços
  15. [...] a casa abastecida é uma questão de organização e planejamento. Montar um cardápio semanal é uma forma de racionalizar as compras e ter sempre o que se precisa na despensa e [...]
  16. Patricia disse:
    Ana,

    Preciso de sua ajuda,

    Gostaria de montar um cardapio simples e que meu filho de 1 ano e 5 meses pudesse comer..e claro minha secretaria conseguisse fazer. Trabalho o dia todo meu marido tambem e meu filho fica muito refem da comida definida por ela

    beijos e obrigada

    Patricia

  17. Carolinne disse:
    Olá! Gostaria de informações sobre seu trabalho de consultoria.
    Obrigada!
  18. Gicélia Alves do Nascimento disse:
    ola, Ana tudo bem?, meu nome é gi sou casada e tenho 2 filhas uma de 11 anos e uma de 5 meses, vou precisar fazer uma dieta daqui a alguns dias…e gostaria de fazer pra toda a família…sem muito exagero…até porque minha bebe vai começar a comer tambem…e minha filha de 11 anos esta fazendo judô de segunda a sexta…enfim não sei exatamente como preparar essa dieta para todos. ( meu esposo é magro minha filha tambem), só eu q estou 10 kilos acima do peso tenho 1m60, e 29 anos, desde ja agradeço sua atenção. obrigada.
    • Ana Afonso disse:
      Gi,

      Você vai iniciar a dieta com aconselhamento de médico ou nutricionista? Eu só posso dar sugestões quanto à organização do cardápio. Acredito que o primeiro passo para perder peso seja a reeducação alimentar, a adoção de novos hábitos. Colocar a família de dieta, principalmente se o marido é magro e você tem crianças não me parece o correto. As crianças têm necessidades diferentes das suas, e se você pode cortar carboidratos, etc, elas não. Faça um cardápio mais rígido para você e cuide para que as refeições da família sejam saudáveis, reduza o consumo de açúcares, de lanches, refrigerantes, etc.

      Veja no site http://www.panelinha.com.br sugestões de pratos light e no http://www.cybercook.com cardápios para uma alimentação mais natural

      Abraços.

  19. Luciane disse:
    Faço marmitex de segunda a sexta-feira, gostaria de sugestões para o dia-a-dia…
    Obrigada
  20. elisabete disse:
    fui mae ha coisa de 1 mes e meio e ando com cuidado com a alimentaçao algumas coisas sei que posso comer outras evito mas fico sempre atrapalhada quando chega a hora de confeccionar os alimentos acabo sempre por nao fazer nada de jeito e com o cansaço de amamentar de 3 em 3h prefiro ir buscar ao restaurante. se me podessem dar uma ajuda como organizar a ementa semanal
    • Ana Afonso disse:
      Elisabete, acho que antes dos 2/3 meses você não consegue estabelecer a rotina , pois o bebe exige toda a atenção.
      Faça uma lista de preparações saudáveis e fáceis de fazer. Antecipe-se à hora das refeições – aproveite os períodos curtos em que seu bebe dorme para adiantar a preparação.
      Se a estação é o inverno opte por sopas, caldos, cozidos leves. Podem ser preparados com antecedência, congelados ou finalizados na hora das refeições. Para um clima mais quente, saladas de legumes e folhas, carnes assadas, frias e fatiadas como acompanhamento, frutas em abundância. Deixe o restaurante para o final de semana, para descansar um pouco mais.
      Converse com seu médico a respeito de possíveis restrições alimentares e se houver alguma, substitua o alimento por outro equivalente.
      • elisabete disse:
        neste momento encontro-me numa estaçao quente bem quente durante a gravidez eu comi de tudo nao me privei de nada desde fruta a legumes carnes peixes o medico nao me deu restriçao alguma. e na maternidade a unica coisa que nos disseram foi para fazer uma alimentaçao igual ha que fazia durante a gravidez para o bebe nao estranhar. obrigada
  21. Schana Lago disse:
    Estimada Ana Afonso,
    Excelente página e muito útil também! Parabéns pelo teu trabalho. Gostaria de algumas dicas para armar um cardápio semanal. Sou casada e tenho uma filha de dois anos. Depois da minha gravidez, fui diagnosticada celíaca, entao todas as atribuiçoes domésticas, mais meus estudos e a elaboraçao de 3 pratos me está matando. Gostaria de algo mais abrangente, entende? Comidas que os 3 possamos disfrutar. Nao me interessam dietas nem nada pelo estilo, sim uma alimentaçao balanceada e completa. Tenho o mau hábito de comer muita carne e nao sei acrescentar legumes às comidas que nao seja na salada. Desde já, muito obrigada!
    • Ana Afonso disse:
      Olá Schana. Por não ser profissional da área de nutrição, não posso fazer uma sugestão de cardápio, e nem sei o que uma pessoa com a doença celíaca deve evitar. No entanto, já que não consome legumes além das saladas, procure receitas e preparações que incluam vegetais, alterne os ingredientes do prato principal, ou seja, equilibre o consumo dos diversos itens que devem compor a alimentação.
      Abraço
  22. Richelle Pinheiro disse:
    Olá Ana Afonso
    Gostaria de obter mais informações sobre como montar um cardapio semanal saudavel. Peguei varias receitas na net mas tenho dificuldade em relaciona-las, o q combina com o q, exemplo, strogonoff combina com q outro alimento?. Tenho um filho de 11 meses q consome quase todo meu tempo, e fico muito cansada para elaborar um prato e tb tenho duvida no q servir para ele, acabo repetindo pratos.
    Gostaria de sua sugestão.
    Aguardo resposta
    Abraços e parabéns pelo site.
  23. adriana sousa disse:
    é que aqui na minha casa tenho muito problemas na hora de escolher oque comer e ficaria muito agradecida se me mandasse um cardapio pra saber oque comer na semana
  24. Andrelina Silva disse:
    Olá!!! Parabêns pelo site… Gostaria muito de obter um cardápio mensal, trabalho o dia todo e não tenho muito tempo para administrar minha cozinha, em casa somos eu, esposo e uma filha de 6 anos. Por favor auxílio….
  25. Claudia Pereira disse:
    estava procurando um cardápio que abrangesse desde o cafe da manha ate a ceia e que fosse facio e econômico para 3 pessoas eu (Claudia sou diabete tipo 1, 42 anos) meu esposo(naldo 31 anos) minha filha (Anna clara 3 anos) Gostaria muito de obter um cardápio mensal poderia elaborar um para mim, incluindo a forma de preparo.Por favor auxílio….
    • Ana Afonso disse:
      Olá Claudia,

      Eu não sou nutricionista, não posso elaborar cardápios para pessoas com restrições.
      Presto consultoria montando cardápios, coletando receitas e de acordo com as preferências e hábitos alimentares que o cliente me informar. Faço portanto apenas o planejamento do cardápio.

      Veja alguns sites como o da Cintia Maggi – ela tem uma linha culinária diet e light e ensina as receitas

  26. Adriana disse:
    Bom dia !!!!

    Sou casada e tenho 03 filhos sendo uma 06 meses ,um de 03 e uma de 12 anos gostaria de fazer um cardapio saudavel que fosse ideal para toda familia nao temos problema s com legume e verduras na alimentacao. eE gostaria de fazer um orcamento pis vou mudar e nao sou nada organizada preciso de ajuda. Bjsss

  27. rafaela disse:
    quero um cardapio com comida quel tenho em casa
  28. paula disse:
    MORA NA MINHA CASA COM O MEU MARIDO E O MEU FILHO DE 4 ANOS. POR FAVOR ME AJUDEM A TER UM MENU SEMANAL SAUDAVEL E GOSTOSA PQ TRABLHO DA SEGUNDA A SEXTA FEIRA E GOSTARIA DE TER UM ORGANIZAÇÃO NESSE DEPARTAMENTO. FICARIA MUITA AGREDECIDA SE ME ENVIASSEM UM MENU SEMANAL PARA O MEU E-MAIL. FICAREI AGUARDANDO UMA RESPOSTA . PAULA BRITO
  29. rosinei borges disse:
    me ajudem a ter uma alimentaçao saudavel com a minha familia pois trabalho e faço faculdade e estou percebendo que minha familia esta alimentando muito mal,aguardo resposta om final de semana
    • Ana Afonso disse:
      Rosy, o ideal seria você organizar um cardápio simples, de refeições para a semana. Escolha pratos menos elaborados, que levem pouco tempo de preparo. Faça uma lista de compras de acordo com o que planejar para a semana. A falta de tempo acaba fazendo com que se adquiram hábitos alimentares pouco saudáveis.
      É possível ter sempre um legume, uma verdura acompanhando as refeições, até mesmo sanduiches. Evite frituras, prefira assados (leva um pouco mais de tempo por exemplo preparar um frango no forno do que fritar mas você pode separar em porções e reservar para uma ou duas refeições).
  30. rita disse:
    bom dia…como stou querendo perder mtas medidas,preciso de uma diets saudável e lait ai encontrei vc,spero que possas me sugerir algo,simples,fácil e gostoso.gosto mto de tudo q é líquido,sufles,saladas enfim… n sou mto de carne,nem massas.se puderes me auxiiar,eu agradeço. mto obrigada e aguardo sua gentilesa.
  31. gilvanete disse:
    olá ! eu preciso muito organizar um cardapio para a semana , com alimentos saudaveis para meu marido , minha filha e eu . meu marido tem 53 anos e precisa tambem fazer uma reeducaçao alimentar e eu quero muito perder peso , mas com saude , vc pode me ajudar ? eu agradeço des de ja , um abraço.
  32. filipe disse:
    olá Ana.
    estou muito ansioso com meu aniversário de 18 anos que será em minha casa para poucos convidados , sempre esperei por essa data e é nela que eu vou pedir a mão de minha namorada em casamento, logo, o cardápio deve ser simples mas ideal.
    pensei em algo como risoto, salpicão…. me ajude!
    • Ana Afonso disse:
      Felipe, que ocasião especial! Sugestão: 1) Risoto é prato único, servido sem acompanhamento, e deve ser preparado na hora, portanto você deve ter um esquema de suporte na cozinha, ou vai ficar longe de seus convidados até servir o prato. 2) Você pode começar com uma entrada: uma salada, uma torta bacana, (prefira algo que possa ser prepardo com antecedência e finalizado ao ir à mesa), um prato de carne. Na sequência, o risoto e finalizar com uma sobremesa leve, já que imagino vai ter bolo, não é?
  33. filipe disse:
    ana me ajuda a fazer um cardapio simples e bom! hehe
  34. maria das graças dias disse:
    gostaria que voçes me elaborassem um cardapio para um mes pois trabalho em uma casa que e formada por cinco pessoas a minha patroa gosta mais dem coisa lith mas o esposo dela nao e tambem ela tem tres filhos um de oito aqnos o segundo tem tres e o terceiro tem dois, se voçes puderem me ajudar vou te agradecer muinto obrigada.
    • Ana Afonso disse:
      Para elaborar o cardápio você pode pesquisar em alguns sites como Panelinha, Cybercook. Não tenho para enviar um cardápio mensal pronto: necessariamente preciso fazer o levantamento das preferências da família e outras informações (meu trabalho de consultoria e atendimento a clientes).
  35. Andreia disse:
    Trabalho como cozinheira em um hotel e gostaria de sugestões de cardápios p/ dar uma variada
  36. Maria Helena disse:
    Bom dia,preciso de cardápio semanal para 5(cinco)pessoas que gostam de comidas saudáveis,e bem nutridas,são dois adultos e (3) adolescentes entre 10 e 22 anos,agradeço muito a colaboração,pois meus patrões viajam muito,e sempre gostam de novidades,agradeço muito a colaboração,att Maria Helena
  37. gean disse:
    Ola, preciso de um cardápio semanal que seja simples mas eficiente, pois tenho 500 reais para gastar por mês, essa dica e para 5 pessoas adultas. agradeço a resposta. Att. Gean
  38. sonia disse:
    eu preciso de um cardapio simples e barato
  39. Adriana disse:
    Bom dia!

    Eu também gostaria de receber um cardapio semanal para o mês todo com varias opções diferentes. Lá em casa somos um casal com dois filhos um de 4 anos e meio e um de 1 ano. Não trabalho fora,mais tenho muita dificuldade na elaboração do cardápio e acabo me atrapalhando na cozinha.
    Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>