Organização doméstica – arrumando a casa em 15 minutos

Você acredita que pode executar suas tarefas domésticas em 15 minutos?

Há algum tempo assisti a um filme onde a protagonista, dona de casa americana, programava o timer do fogão para 15 minutos e cumpria somente as tarefas domésticas que coubessem nesse tempo. Ela era adepta de um sistema que muitas mulheres adotam no mundo todo e que requer disciplina e objetividade.

Em 2001 uma dona de casa da Carolina do Norte (USA) (FlyLady – Marla Cilley) divulgava no  site  www.flylady.net , o sistema  para a organização de sua casa e sua vida –  FLY (Finally Loving Yourself).  O método  alcançou um grande número de seguidores e já temos membros no Brasil.
Como o site é em inglês, há um grupo  para os usuários do sistema Flying in Brasil e p blog  Fly Tradução que posta o conteúdo traduzido para o português, assim como o  http://flyrobrasileira.blogspot.com

O  http://housekeeping.about.com/, também em inglês,  divulga o método  a 15 Minute Cleanup, um guia  para manter a casa entre as limpezas mais profundas. Inclui limpeza passo-a-passo, lista de suprimentos e dicas .

Como funciona?

Nas residências americanas  tarefas domésticas são realizadas com um arsenal de produtos, equipamentos  e acessórios que somente há uma década chegaram ao Brasil.

Por aqui  as secadoras de roupa ainda são consideradas como alternativa para quem mora em apartamento, as lava-louças como um item de luxo e nem toda casa tem um aspirador de pó. Então como seria possível adaptar o método para a nossa realidade?

Na verdade é um gerenciamento do tempo, visando  objetividade na execução das tarefas. Com a  rotina da execução das tarefas   se estabelece um sistema  próprio que funciona adequadamente.

Cada dona de casa organiza suas tarefas em função das necessidades da família, para conciliar suas atividades profissionais com as domésticas. Para por em prática o método dos 15 minutos, é preciso analisar quais as tarefas chave e quais as acessórias. Quantas vezes por dia são realizadas? Cozinhar, cuidar da roupa, fazer a arrumação dos quartos, etc.

Mesmo as perfeccionistas podem adotar o sistema. Organizar-se, seguir os passos e incrementar o método resulta numa solução prática para manter a casa arrumada e em ordem. O método dos 15 minutos não elimina necessidade da limpeza mais profunda, que deve ser feita semanalmente.

Controlar o tempo da arrumação pode ser a chave para administrar  a vida para quem trabalha fora, tem filhos e cuida das necessidades domésticas. Reservar diariamente 15 minutos antes de sair de casa para uma rápida organização pode fazer a diferença entre a correria de começar uma segunda jornada ao final do dia e ter tempo para a família e o descanso.

Em breve: Acompanhe aqui mais artigos sobre o a 15 Minute Cleanup.

53 Responses to Organização doméstica – arrumando a casa em 15 minutos
  1. eliza disse:

    Esta é a primeira vez que visito,aaadddooorrreeeiiii!

  2. eliza disse:

    Minha grande dificuldade é quando aparece alguém em casa sem avisar, nunca tenho o que oferecer para lambiscar ou fazer um lanchinho.O que devo ter no armário?

    • Ana Afonso disse:

      Olá Eliza,

      Grata pela visita ao site. Que bom que você gostou.

      Com relação a incluir na lista de compras alguns itens para lanche ou lambiscar (adoro este termo, usavamos muito em casa) depende de seus hábitos, quanto tempo você passa em casa e quais os produtos que você pode encontrar na região onde você mora. (eu moro ao lado de uma padaria 24 horas que faz entregas!)

      Como sugestão você pode ter alguns pacotes de chá (sabores variados), suco em embalagem tetrapac e refrigerantes. A seu critério considere se é interessante ter alguma bebida (cerveja,vinho) de reserva.

      Para preparar lanchinhos:
      . um pão de forma (integral, centeio, de miga) que são práticos para sanduíches.
      . mini discos de pizza semi-pronta
      . um ou dois pacotes de torradas pequenas ou biscoitos salgados (integral, água e sal, etc)
      . biscoito doce (champanhe, de leite, maçã e canela, etc) .
      .caixa de chocolates variados (bombons, por exemplo)

      Para os sanduíches e acompanhar as torradas e biscoitos tenha um requeijão, maionese, cream chesse ou patê tradicional (de presunto, frango). Fazer uma reserva de frios (queijo, presunto, etc) nem sempre é prático, mas se você consome com frequência, inclua 100 g a mais nas compras semanais.

      Nem sempre nos lembramos mas em nossas geladeiras sempre há o que transformar nuns “beliscos” : corte cenouras em tiras, tempere azeitonas ou tomatinho cereja com azeite, faça um molho com iogurte e mostarda. Lave e seque folhas de alface, corte em tiras e monte pequenos sanduíches com a maionese ou molho de iogurte.

      Com certeza você é uma dona de casa preocupada em servir bem suas visitas e isso já faz uma diferença.

      PS. Não inclui salgadinhos por pessoalmente não achar saudável.

  3. eliza disse:

    Minha grande dificuldade é quando aparece alguém em casa sem avisar, nunca tenho o que oferecer para lambiscar ou fazer um lanchinho.O que devo ter no armário? O que posso oferecer?

  4. Roseli disse:

    Boa Tarde Ana!!
    Agradeço muito sua indicação, me senti honrada…
    Muito boa a forma que explicou o uso dos 15 minutos…
    Aliás: Adorei seu BLOG… vai para minha lista de favoritos!!
    Um abraço

  5. Rose disse:

    E a primeira vez que entro nesse site a estou amando ler todos os topico pretendo ler todos sem deixar passar nada…

    Sou bem organizada mas agora apos ter minha filha que ja esta com 3 aninhos preciso re-aprender a re-organizar meu tempo pras tarefas domesticas que tem estao meio desorganizada e acho que irei aprender muito aqui a comecar com esse topico que amei.

  6. [...] Leia mais sobre Organização – Arrumação em 15 minutos [...]

  7. cecelle disse:

    Olá Ana,

    Parabéns pelo blog, adorei!!!

    Esta me ajudando muito, pois preciso realmente me reorganizar.

    Acabei de me mudar para uma casa maior e as tarefas parece que triplicaram, mas com as suas dicas tenho conseguido colocar ordem na bagunça.

    Muito obrigada…

  8. luciana disse:

    oi ana como faço para falar com voce

  9. luciana disse:

    ana gostaria de alguns conselho seu de como organizar uma casa onde tem 4 criança.
    nao é facil

  10. luciana disse:

    tem algum sait em vidio seu .

    • Ana Afonso disse:

      Oi Luciana,

      Não tenho videos (ainda) mas tenho material que costumo entregar quando presto serviço de organização (mini apostilas).

      Ana Maria Afonso

  11. Augusto disse:

    Porque é que é sempre a imagem da mulher na lide doméstica. Será que este antigo preconceito machista vai resistir mais 2 séculos ?

  12. Ana Afonso disse:

    Olá Augusto,

    Concordo plenamente com sua observação. Tanto que ilustrei o post com uma imagem da dona de casa do século passado que não representa hoje o que somos.

    Tenho vários leitores que cuidam da casa e vejo essa atitude o amadurecimento das relações humanas.

    Não vejo nenhum tipo de tarefa, como as do cuidado da casa, como coisa de menina.

    Abraços.

  13. bom dia! adorei agora fara parte do meu dia a dia este site.
    não consigo ser organizada,minha casa é muito pequena,tenho 2 meninas de 8 e 2 anos e muitos brinquedos, não tenho lugar p/guarda-los.alias não tenho espasso adequada p/ outras coisa tambem. poderia me ajudar?

    • Ana Afonso disse:

      Olá Cristiane,

      Muitas vezes a nossa desorganização é resultado de termos muitas coisas ( e que as vezes não precisamos). Como você diz que sua casa é muito pequena procure racionalizar seus objetos e coisas, a começar pelos brinquedos. Sugiro adotar o lema: quando ganhar um brinquedo novo, doar um velho.
      Crie mais espaço organizando caixas para os brinquedos – sempre devem ser recolhidos quando as suas filhas não estiverem brincando. Caixas para armazenar roupas de outras estações são muito funcionais, assim como para itens que você não usar frequentemente. Prateleiras nos quartos, na cozinha também ampliam espaço.
      Abraços

  14. Bia Neves disse:

    Oi Ana, boa tarde!
    Parabéns pelo seu site, muito bem elaborado. Recentemente entrei no grupo das Flybabies e seu site a cada dia erriquece a minha Flyjornada.
    Bjs.

  15. fabinha padilha disse:

    Oi sou mãe de ISABEL 2MESES e tenho thiago de 4 anos , minha casa é grande e minha mãe acabou de me ajudar e retornou p sua casa, estou perdida não sei por onde começo, por favor me ajudem!!!!!

    • Ana Afonso disse:

      Fabinha, acredito que você deve reorganizar sua rotina doméstica. Com um bebê tão novinho e uma criança de 4 anos com certeza você tem outras prioridades. Siga se possível um planejamento (veja aqui no blog listas de tarefas). Não queira dar contra de tudo como antes, mantenha a ordem possível, sem estresse, sem a auto cobrança. Quem disse que é sua obrigação ser perfeita? Nos próximos meses você vai perceber que não é super mulher, mas que pode ser mãe e dona de casa feliz.

  16. Maria canario disse:

    ola, e a primeira vez que vi este site. encontro-me completamente perdida, acho que me perdi e nao vou conseguir manter os meus espacos arrumados e limpos como dantes. enfim acho que estou meio doente!

    • Ana Afonso disse:

      Maria, o primeiro passo é reconhecer que se o mundo não foi feito num dia, retomar a organização da casa também deve ser em etapas. Comece adicionando às tarefas diárias (arrumar as camas, lavar a louça, descartar o lixo, etc) uma área que estiver mais desorganizada. Vá passando por todos os cômodos e ao final da semana faça a avaliação. A partir dai você volta ao controle, sem esstresse e sem cobrar demais de si mesma.

      Abraços.

  17. Ana Afonso disse:

    Alex,

    Hello, since the use of the content will be appropriate and if you do the credit and give a backlink back to my site, ok.

    Ana Maria Afonso

  18. teresa cristina sassani disse:

    desejo saber quando sera o novo curso este ano e valor aguardo resp obrigada

  19. orcenizia disse:

    adorei seu site, eu procuro estas informações a algum tempo ,porém não havia encontrado,que bom que voce é uma pessoa que compartilha seus dons com os outros.Sou uma pessoa que preciso muito dessas dicas,posso entra em contato com voce?moro em manaus e não sei se aqui tem curso sobre arrumação de casa.abraços cheio do meu carinho.nizia

  20. [...] Para conhecer os detalhes do método e outros links interessantes, leia o artigo completo no blog da Ana Afonso – Personal Organizer » [...]

  21. Daniela disse:

    Adorei a matéria sobre arrumar a casa em 15 minutos, pois com criança pequena mutas vezes não sobra muito tempo, temos que nos organizar!

  22. ana carolina disse:

    Mto boa as dicas, vou recomendar.

  23. Sandra Duarte disse:

    Acho q pra mim será ótimo esse método, pq mtas vezes ñ sei por onde começar, e tentar manter as coisas básicas em ordem já ajuda mto.
    San – Santo André/SP

  24. Juliana Figueirêdo disse:

    Olá Ana, eu sou uma neo dona de casa. Sempre trabalhei, morava em um apê pequeno, passava o dia fora e tinha uma auxiliar que cuidava da casa e da minha filha que hoje tem 5 anos. Há dois meses meu esposo foi transferido e deixei tudo para me mudar e estou numa casa grande , com duas suítes, sem trabalho e desesperada pq não sei nem por onde começar. Quando limpo a sala e vou para o quarto… volto e tudo está bagunçado de novo… me sinto sufocada! vou prestar bastante atenção nas sua dicas pq preciso realmente modificar toda a minha rotina e acreditar que como dona de casa não preciso ser frustrada.

    • Ana Afonso disse:

      Juliana, há muito que ser dona de casa deixou de ser uma atividade pouco importante. É um trabalho de administração da casa e da família. Não se cobre demais, nem queira ocupar todo o tempo com a casa. A harmonia familiar vem do convívio, da troca de afeto, do conforto de uma casa bem administrada.

  25. Vivianna disse:

    Isso realmente funciona!
    Eu comecei a trabalhar no shopping, e shopping é daquele jeito né! De segunda a segunda! E meu horário é a tarde até a noite, então consequentemente acordo tarde!
    Então decidi chegar do serviço, antes de tomar banho e por mão a obra! Conto 15 minutos e arrumo um comodo, mas com agilidade e dedicação, sem enrolação! É incrível como funciona!Minha casa tava uma zona e em 5 dias (pois aqui é sala, cozinha, 1 quarto, 1 banheiro e garagem) tava tudo em ordem! Deixo apenas a lavagem de roupa para a minha folga! O que não dura mais de 1h.
    Consigo trabalhar e manter a minha casa limpa, já que é só eu que arrumo aqui!
    OBS: Detalhe, não tenho crianças em casa é apenas eu e meu marido. Creio que com criança fica mais difícil, mas não impossível!

    • Ana Afonso disse:

      Viviana, parabéns. Você se organizou com o método, adaptado ao seu estilo de vida e ritmo de trabalho. E ainda sobra tempo para o que realmente é importante.

  26. Rosalia disse:

    estou adorando este site, sou mãe de adultos que pensam que são crianças, sempre trabalhei fora, agora estou um tempo em casa e querendo me organizar para montar um negócio próprio talves em casa mesmo, mas as tarefas domesticas tem tomado todo meu tempo, parece que o que ensinei aos meus filhos a vida toda eles não aprenderam nada, não quero me estressar com tarefas domesticas e ao mesmo temo quero minha casa organizada, estou me sentindo a empregada domestica que nunca dá conta do seu serviço, não está sobrando tempo nem para fazer as unhas, como vou conseguir montar um negócio?

    • Ana Afonso disse:

      Rosalia, a transição entre trabalhar fora e ter o próprio negócio em casa exige que você reveja suas prioridades. Não somos super mulheres. Não assuma todas as responsabilidades pela c asa. Planeje, re-organize as tarefas da casa, diminua suas expectativas. Filhos adultos, filhos encaminhados. É tempo de pensar também no seu futuro. Sucesso.

  27. Doracy Magi disse:

    Ana bom dia!
    Você da cursos? É de São Paulo? Vivo lendo sobre organização já que sou uma desorganizada de carteirinha e gostaria de fazer algo presencial….

  28. sandra farias disse:

    legal, eu gostaria de fazer todo serviço de casa em 15 minutos mesmo!!! E só!!!

  29. veronica disse:

    tenho preguiça de arrumar a casa.queria saber um jeito em que eu arrume a casa em poucos minutos e mesmo assim nao ficar pra baixo,cansada,sem animo.alguem pode me ajudar?

  30. antonia freitas disse:

    Nossa!!!… amei de verdade todas as dicas que você nos ensinou;.sou mãe de 3 crianças em idades entre 12 10 e 9 anos….e tenho grande dificuldade em trabalhar fora e cuidar da minha pequena casa; não consigo manter minhas tarefas domesticas em dias, isso tem me preocupado muito……sempre saio muito cedo e chego a noite” …….e dentro de alguns dias estarei recebendo uma visita em nossa casa, estou muito preocupada ..não sei o que fazer para organizar meu tempo para poder receber esta pessoa em minha casa; pois o mesmo ficará hospedado em minha casa durante alguns dias; por favor peço sua ajuda por onde devo começar a colocar em pratica minhas tarefas e tam bem sugestões de cardápios praticos semanal….antecipadamente lhe agradeço….beijos!

  31. viviane disse:

    VC deve ter biscoitos, sucos, geleias que podem ser feitas por vc mesma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>