Consultora de organização residencial e empresarial

Organização doméstica – arrumando a casa em 15 minutos

Você acredita que pode executar suas tarefas domésticas em 15 minutos?

Há algum tempo assisti a um filme onde a protagonista, dona de casa americana, programava o timer do fogão para 15 minutos e cumpria somente as tarefas domésticas que coubessem nesse tempo. Ela era adepta de um sistema que muitas mulheres adotam no mundo todo e que requer disciplina e objetividade.

Em 2001 uma dona de casa da Carolina do Norte (USA) (FlyLady – Marla Cilley) divulgava no  site  www.flylady.net , o sistema  para a organização de sua casa e sua vida –  FLY (Finally Loving Yourself).  O método  alcançou um grande número de seguidores e já temos membros no Brasil.
Como o site é em inglês, há um grupo  para os usuários do sistema Flying in Brasil e p blog  Fly Tradução que posta o conteúdo traduzido para o português, assim como o  http://flyrobrasileira.blogspot.com

O  http://housekeeping.about.com/, também em inglês,  divulga o método  a 15 Minute Cleanup, um guia  para manter a casa entre as limpezas mais profundas. Inclui limpeza passo-a-passo, lista de suprimentos e dicas .

Como funciona?

Nas residências americanas  tarefas domésticas são realizadas com um arsenal de produtos, equipamentos  e acessórios que somente há uma década chegaram ao Brasil.

Por aqui  as secadoras de roupa ainda são consideradas como alternativa para quem mora em apartamento, as lava-louças como um item de luxo e nem toda casa tem um aspirador de pó. Então como seria possível adaptar o método para a nossa realidade?

Na verdade é um gerenciamento do tempo, visando  objetividade na execução das tarefas. Com a  rotina da execução das tarefas   se estabelece um sistema  próprio que funciona adequadamente.

Cada dona de casa organiza suas tarefas em função das necessidades da família, para conciliar suas atividades profissionais com as domésticas. Para por em prática o método dos 15 minutos, é preciso analisar quais as tarefas chave e quais as acessórias. Quantas vezes por dia são realizadas? Cozinhar, cuidar da roupa, fazer a arrumação dos quartos, etc.

Mesmo as perfeccionistas podem adotar o sistema. Organizar-se, seguir os passos e incrementar o método resulta numa solução prática para manter a casa arrumada e em ordem. O método dos 15 minutos não elimina necessidade da limpeza mais profunda, que deve ser feita semanalmente.

Controlar o tempo da arrumação pode ser a chave para administrar  a vida para quem trabalha fora, tem filhos e cuida das necessidades domésticas. Reservar diariamente 15 minutos antes de sair de casa para uma rápida organização pode fazer a diferença entre a correria de começar uma segunda jornada ao final do dia e ter tempo para a família e o descanso.

Em breve: Acompanhe aqui mais artigos sobre o a 15 Minute Cleanup.